HOME | PROJETO | CIDADES | RADIO PAS | GALERIA | MURAL | NOTICIAS | EQUIPE | CONTATO

29 / 06 / 2017

 

PROJETO AÇÃO SOLIDÁRIA POR AMOR À PARAÍBA

 O QUE É  O PROJETO?
A história dos movimentos migratórios de nordestinos é uma história marcada por lutas, perdas, sofrimentos e eterna procura por um lugar onde as condições de vida lhes sejam favoráveis. Deixar o Nordeste e ir em busca de realizar o sonho de prosperar numa cidade grande tal qual é a cidade do Rio de Janeiro,  significa para centenas de nordestinos deixar para trás suas famílias, suas raízes e  sua identidade cultural.
Neste processo de desenraizamento e perda constante de suas referências familiares e culturais, o nordestino vai também perdendo as possibilidades de ser um cidadão consciente do seu importante papel  no processo  de desenvolvimento cultural da sua cidade e estado de origem. Da grande parte de nordestinos que vieram para o Rio de Janeiro, vários não conseguiram retornar à sua cidade natal para ao menos rever seus familiares, amigos e o próprio lugar onde nasceram.
Aos nordestinos que se encontram nesta condição, não lhes é permitido vislumbrar as transformações ocorridas na cultura e na paisagem de seu lugar e, principalmente, na fisionomia de seus familiares e amigos. Sendo assim, preocupado em promover o contato mais estreito entre os paraibanos que se encontram distantes da sua terra natal com a sua cultura de origem, é que nasceu o projeto Ação Solidária Por Amor à Paraíba (PasParaíba), cuja finalidade, é estabelecer o intercâmbio cultural entre os estados da Paraíba e do  Rio de Janeiro, afim de estimular e difundir a cultura e o turismo dos municípios paraibanos.   
O PasParaíba foi criado e desenvolvido em 2005 sob a orientação do professor Marcos Antônio Matos de Souza, por Francisco Pereira da Silva, natural do município de Fagundes, no Agreste paraibano. Trata-se de um projeto de ação social, fundamentado no trabalho voluntário, sem fins lucrativos e pautado na total transparência, onde toda e qualquer movimentação financeira envolvida no projeto pode ser consultada por toda sociedade, instituições e pessoas, que a ele aderirem. 
OBJETIVOS
O objetivo geral do projeto Ação Solidária Por Amor à Paraíba é difundir no Rio de Janeiro a cultura, o turismo e as tradições dos 223 municípios do estado da Paraíba, pondo em contato não só os paraibanos com o seu lugar de origem, mas também permitir que pessoas naturais de outros lugares possam conhecer a riqueza e a beleza da cultura paraibana. 
Outros objetivos são: divulgar a produção cultural dos artistas paraibanos; mapear e divulgar os pontos turísticos das cidades paraibanas;  defender e proteger o meio ambiente, os recursos naturais e as áreas ecologicamente importantes do estado da Paraíba; estimular  e desenvolver o pleno exercício da cidadania através da educação ambiental, a fim de melhorar a qualidade de vida da população; realizar pesquisas ambientais para conhecimento dos problemas e as possíveis soluções, a fim de se alcançar o desenvolvimento ecologicamente sustentável.
É ainda propósito do PasParaíba, promover a assistência social beneficente para pessoas carentes, nas áreas de saúde e educação; estimular a parceria e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais;   produzir vídeos e livros com imagens dos municípios e entrevistas com os paraibanos;  viabilizar o retorno daqueles que não têm condições de voltar para a sua terra natal.
ESTRATÉGIAS 
            Para por em prática os seus objetivos, o projeto em questão tem como estratégia de funcionamento a divulgação da cultura e dos pontos turísticos paraibanos, a partir da utilização dos mais variados veículos de comunicação, rádios, televisões, jornais e revistas, assim como também de espaços físicos, como praças feiras, empresas e escolas, onde são ministradas palestras, exibições de vídeos e de toda produção cultural paraibana.       
RECURSOS
Além de contar com o capital proveniente da comercialização dos produtos produzidos pelos artistas paraibanos, pela venda de produtos recicláveis doados pela sociedade e pelo material (livros e vídeos) produzido pelo próprio projeto, é necessária também a formação de parcerias com empresas rivadas e com órgãos governamentais e não governamentais no sentido de obter recursos que possam viabilizar plenamente a execução dos objetivos aqui expostos. Todos os recursos recebidos serão utilizados para a manutenção do projeto no Rio de Janeiro e para viabilizar o desenvolvimento, cultural, turístico e social na Paraíba.


 

 

 

 

 Copyright© 2009 - Todos os direitos reservados - Projeto Ação Solidária da Paraíba - PASParaíba  /  Desenvolvido por